No nosso primeiro dia em Roma decidimos ir ao Vaticano, eu tinha um desejo enorme de conhecer a Capela cistina, ver toda aquela cidade que carrega consigo tanta história e impressiona na arquitetura.
Mas, não observamos um detalhe: muitas das atrações que compõe a Cidade do Vaticano não abrem no domingo, passeamos pelas áreas comuns e observamos uma fila imensa na praça São Pedro, essa fila dava acesso à Basílica São Pedro. Mais tarde descobrimos que o Papa ( que não é só autoridade religiosa mas também política da Cidade do Vaticano) iria se pronunciar, aumentando ainda mais o movimento de turistas e religiosos.
Saindo de lá muitos vendedores dos passeios tentaram nos vender passeios para o dia seguinte mas com poucos dias em Roma acabamos optando por não fazer os passeios do Vaticano.
Além de muitos vendedores dos passeios muitas pessoas trabalham na indicação de restaurantes nos arredores do Vaticano, acabamos achando uma boa opção por lá com entrada, prato principal e sobremesa por €10,00. Agora quem disse que acho o nome do restaurante? Mas há muitos oferecendo sevicos similares por lá...
Ah, antes de ir embora dessa região olhe os souvenirs, foi lá que encontramos os melhores preços para miniaturas do Coliseu, da praça São Pedro, chaveiros, cartões postais, enfim, lá tem de tudo um pouco.
Saindo de lá resolvemos conhecer o Fórum Romano, uma mega estrutura que foi o centro da vida cívica e econômica de Roma nos tempos da república. Lá existem vários templos: Umbilicus, Cúria, a Casa das Virgens Vestais , o Templo de Antonino e Faustina, Tempo de Vesta, Basílica de Massenzio e Arco de Septimus Severus.
O Fórum Romano se situa entre o Monte Capitolio e o Monte Palatino.
Lá também conhecemos a prisão de Pedro e Paulo, os apóstolos de Jesus que ficaram presos em Roma. Fizemos um tour áudio guiado e com uma guia da antiga prisão, nos contando mais detalhes sobre aquela época, valeu a pena ter essa imersão na história.
Lá existe um tour audioguiado ou com um guia.
O Fórum Romano abre diariamente ( exceto no Natal e Ano- novo) as 8:30
Ingressos € 12,00 com entradas no Coliseu e Monte Palatino inclusas.