quarta-feira, 25 de abril de 2018

Conhecendo a pérola do Adriático: Dubrovnik


Com suas muralhas antigas que nos evocam filmes de guerras e conquistas, o visual de Dubrovnik é indescritível. E o que dizer do entardecer visto das muralhas? As praias são diferentes das nossas (brasileiras), muitas pedras em vez da nossa areia fofinha, mas nem por isso a praia perde seu encanto.
A Croácia estava nos meus sonhos e foi um dos lugares mais aguardados por mim nessa eurotrip  e ela não decepcionou! Se prepare para subir e descer muitas escadas se quiser conhecer bem a cidade. Se ficar dentro das muralhas da cidade terá um pouco a menos, mas sempre haverá! 





Em Dubrovnik contamos com o apoio da guia Nasata, do @dubrovnik_em_portugues, o passeio foi único, porque recebemos dicas importantes sobre a cidade, gastronomia e até sobre o melhor horário para passear pelas muralhas da cidade. Sem ela não conheceríamos um pouco da história da cidade, que já superou guerras e se reergueu, fortaleceu seu turismo e é conhecida como a pérola do Adriático. 



A cidade ficou ainda mais famosa recentemente com a gravação do seriado Game Of Thrones (Nossa guia nos mostrou os lugares onde as cenas foram gravadas e rolou até fotos inspiradas no seriado) e com isso muita gente ficou ainda mais curiosa em conhecê-la, a indústria cinematográfica descobriu a cidade e existem alguns  filmes que serão gravados por lá trazendo ainda mais movimento. 
Segundo nossa guia, na época dos cruzeiros, a cidade fica muito cheia, são cerca de 600 cruzeiros por ano, e desembarcam na alta temporada dos cruzeiros de 3000 a 4000 passageiros.



A moeda da cidade são as Kunas (na cotação de hoje 24.04.18  R$1,00 equivale a kn 1,77). Existem muitas casas de câmbio e você pode trocar a moeda com facilidade na cidade. Observe bem as cotações e prefira trocar em bancos ou instituições da sua confiança. Trocamos euros pelas kunas no centro da cidade em um banco. Troque pouco dinheiro porque você  usará essa moeda apenas na Croácia.


Nossa hospedagem foi pela Airbnb, ficamos no The happy apartment above old town , com o anfitrião Adil e seu filho. Fomos muito bem recebidas, além de dicas recebemos garrafinhas de água de cortesia. O apartamento é muito bonito e comporta 5 pessoas, possui cozinha equipada, varanda, banheiro, wi fi, máquina de lavar, enfim é um apartamento completo.




Gastronomia da cidade tem como carro chefe os frutos do mar, mas há também carnes, massas, enfim a alimentação por lá é bem tranquila. A Natasa nos apresentou um sorvete delicioso da Dolce Vita e depois voltamos lá para provar o crepe: a porção é tão bem servida que um crepe dá para duas pessoas.

Café da manhã do Dubravka

Sorvete que ganhamos de brinde da nossa guia no Dolce Vita

Jantar na Cjenik 

Crepes do Dolce Vita

Prato do restaurante Lucin Katun, dica da Natasa

>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Lago di Braies

O Lago di Braies é um pequeno lago alpino que fica no Vale de Braies (Bolzano, Trentino, Alto Adige), no Parque Natural - Fanes Sennes e Braies na Itália. 
Descobri esse destino pelo instagram (@Frecinha)  e Pinterest enquanto fazia seleções de lugares que desejava conhecer. Quando surgiu a próxima viagem para a europa não hesitei em propor esse lugar, que não nos decepcionou.
No caminho surgiram algumas paisagens incríveis e tivemos que parar para contemplar...




Só mais um pouquinho de estrada e chegamos ao Lago Di Braies. O Lago é um destino encantador, de beleza natural única. Segundo a lenda, o vale do Lago Di Braies era habitado por homens selvagens que guardavam um tesouro de ouro e pedras preciosas nas montanhas ao redor. Dada a abundância de ouro começaram as invasões e razias os selvagens decidiram esconder seu ouro nas fontes de água, as mesmas fontes que alimentavam o lago, sendo por isso a cor esmeralda das águas.
Para chegar lá as condições de clima e distância não foram as melhores, choveu muito e tivemos que esperar um bom tempo para nos aproximarmos da margem do lago, havia uma loja de souvenirs e uma lanchonete pequena com poucas opções de refeição e foi lá mesmo que almoçamos. Quando a chuva passou conseguimos chegar a margem e tivemos um visual indescritível. Cadeias de montanhas decoravam as margens de um lago com um verde esmeralda maravilhoso. Lá haviam uns barquinhos parados, creio que por conta da chuva. Existem trilhas nos arredores mas nosso tempo lá era curto.  Saí de lá extasiada com tanta beleza, muitos registros daqui perdi junto com a minha Gopro, mas tiveram tantos outros registros que acabaram me consolando. Sem dúvidas é um dos lugares mais bonitos que vi na vida.
* Existem estacionamentos gratuitos ao longo do caminho, mas caso queiram deixar o carro mais próximo há a opção de estacionamentos pagos, a partir de 6,00 euros.
** Para chegar lá usamos o aeroporto de Milão como ponto inicial, pernoitamos em Verona e com um carro alugado seguimos para o Lago di Braies.




>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<