quarta-feira, 12 de março de 2014

City Tour- parte 1 -La Boca e Puerto Madero

City Tour* é uma coisa  típica de turista e não podíamos ficar de fora(rs), acho que aquele áudio aparentemente chato, com a história da cidade, tem sua importância é uma parte mais Cult da viagem, mas agente acaba ouvindo também alguma música típica que insiste em não sair da nossa cabeça!rsrs
Começamos o dia pelo bairro La Boca, um bairro bem marcante pelas cores, cultura e pelo estádio "la Bombonera". La Boca é um típico bairro de imigrantes e fica localizado as margens do Riachuelo. A rua mais conhecida é chamada de "Caminito", onde se concentram muitos artistas, pintores e dançarinos. Na década de 1950 o morador Arturo Carrega decidiu recuperar o terreno onde era um estreito arroio e mais tarde passava o trem.Ele convidou ao pintor Quinquela Martin, que batizou a rua de "Caminito" pelo título do popular tango de 1926.


"Caminito"


Tango!

 Maradona


Caminhando mais um pouco chegamos ao Estádio “La Bombonera” pertence a um dos clubes mais populares da República Argentina, o Boca Juniors** . O estádio foi construído em 1940, é carinhosamente chamada de "La Bombonera". Para as cores das camisetas usadas as mesmas cores da bandeira sueca. Tem uma capacidade de cerca de 60.000 pessoas. 

Estádio La Bombonera




Nossa parada seguinte foi o famoso Puerto Madero, uma área mais nobre da cidade com belos restaurantes e cafés. É conhecido por ser um dos bairros mais modernos de Buenos Aires, um antigo porto que quase foi abandonado, porém que em 1989, o Ministério de Obras e Serviços Públicos e o Departamento do Interior e da cidade de Buenos Aires assinaram os atos constitutivos para criação de uma sociedade anônima denominada "Corporação Antigo Puerto Madero", os governos da Nação e da cidade participaram como parceiros igualitários. A instituição visava a urbanização da área, o que interessou a iniciativa privada. O acordo assinado dava a transferência da totalidade da área para a Puerto Madero Old Corporation SA, enquanto o governo da cidade ficou encarregado da regulamentação do desenvolvimento urbano. O governo iniciou, com apoio da cidade de Barcelona estudos para o plano de revitalização.Após a elaboração do plano mestre foram investidos cerca de um bilhão de dólares, devido ao grande vulto essa obra foi considerada a maior do gênero em Buenos Aires. A cidade também recebeu muitos investimentos estrangeiros.





O bairro possui vários monumentos, como a Puente de la Mujer( Ponte das mulheres) do arquiteto espanhol Santiago Calatrava:

Puente de la Mujer

Também é presença marcante em Puerto Madero a Fragata Presidente Sarmiento, o primeiro navio da Argentina que é atualmente utilizado como museu.




No próximo post falarei sobre outro bairro muito interessante de Buenos Aires: Recoleta, sobre outra passadinha que demos pelo centro e muito mais!

* Para informações sobre o City Tour acesse: http://www.buenosairesbus.com/pt/
**Nessa região fomos alertados pelos moradores a manter as câmeras guardadas e não vacilar nos fundos do estádio, então preferimos ir apenas na parte da frente que estava bastante movimentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário