quarta-feira, 25 de julho de 2018

O que fazer em Bern?


   Bern é atravessada pelo rio Aar e limita-se com outras onze comunas. Na sua formação a península  foi protegida, fortificada com um fosso, uma muralha circular e uma torre de defesa. A torre de defesa foi reconstruída após o incêndio de 1405, sendo chamada desde então, de Zytglogge (Relógio de ponto), ela marca o início do Centro Histórico.
A cidade é patrimônio cultural mundial da UNESCO, por conservar até a atualidade suas características históricas.


Dani, eu e Rai com a vista do Rio Aar



Torre do Relógio de Bern 

Torre do Relógio de Bern 

A melhor forma de conhece-la é caminhando, andando por suas ruas e contemplando a arte, história e arquitetura da cidade. Foi em Bern que o físico alemão Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade.  A cidade tem um ar medieval, fachadas de arenito, torres históricas, estátuas, chafarizes e até um jogo de Xadrez na rua. Vimos alguns porões subterrâneos e depois descobri que em alguns funcionam cabarés.


Xadrez na rua

Ruas de Bern

Chafariz, muito comum encontrá-los por Bern

Eintein Haus e no canto inferior direito um porão ...

Bern é a sede do governo Suíço, é la que se encontra a Casa do Parlamento (Bundeshaus), que fica bem próxima a estação de trem, no centro da cidade. Bern também é conhecida pelos fossos de ursos, onde o visitante pode ver de perto os ursos numa vista incrível, infelizmente nosso tempo em Bern foi curto e não conseguimos fazer esse passeio.

Casa do Parlamento

Mas por outro lado tivemos muita sorte porque chegamos em meio ao Festival de Artistas de Rua de Bern, momento em que os artistas se revesam em apresentações em mais de 20 lugares. Nós vimos apresentações nas proximidades da Catedral da Cidade, que além de linda abriga um belo jardim e um espaço para as pessoas curtirem a natureza, sem falar na vista do Rio Aar. Pagamos cerca de 5 euros para subir o elevador e chegar a esse pátio da igreja. No festival dos artistas vimos muitos quiosques com comidas variadas (inclusive a Brasileira! rs) e assistimos algumas apresentações de artistas de rua. Adorei aquele clima e desejei ficar mais por lá, pena que nós precisávamos seguir viagem.


Festival dos Artistas em Bern




Uma parte muito encantadora da nossa passagem por Bern foi a quantidade de estátuas de São Bernado que vimos ao longo do passeio. Depois pesquisando * descobri mais informações sobre esse importante personagem da cidade conhecido como Barry, ele viveu no Hospício de Gran St Bernard entre os anos de 1880 e 1814. Segundo relatos e documentos da época, o cão herói chegou a salvar mais de 40 pessoas de congelamento e das condições traiçoeiras dos Alpes. O resgate mais famoso de Barry foi de uma criança perdida, conta-se que durante uma de suas patrulhas Barry encontrou um menino tentando se esconder do frio no fundo de uma caverna, imediatamente o cão deitou-se sobre a criança para aquecê-la, carregando-a depois em suas costas até o mosteiro.
Após doze anos prestando socorro nas montanhas, Barry foi levado a Bern, Suíça, por um monge para que pudesse viver o resto da sua vida em paz. Dois anos depois, o cão herói morreu de velhice e seu corpo foi entregue ao Museu de História Natural de Bern, que eternizou Barry através da taxidermia. Atualmente, o São Bernardo está exposto no hall de entrada do Museu, onde permaneceu nos seus últimos 200 anos.

Com uma das muitas estátuas do querido Barry

Dani, Barry e Raíssa

Como Chegar?

Chegamos a Bern de trem, a estação fica bem no centro da cidade. 
Para comprar tickets você pode acessar o: Rail Europe.
 A SBB, empresa responsável pelas estações ferroviárias, oferece acesso a gratuito a internet aos passageiros em 80 estações de trem por 60 minutos. 
As principais estações da Suíça possuem guarda volumes de diversos tamanhos onde o passageiro pode deixar suas malas e passear pela cidade. O valor do guarda-volume depende do tamanho do armário escolhido. Algumas contam com o Fast- Baggage, onde você pode enviar sua bagagem para uma estação definida (até as 9:00 am.) e a partir das 18:00 pode retirar na estação escolhida, sua bagagem viaja sozinha! 
Ah, e antes que me esqueça, nós viajamos por lá com o Swiss Pass que permite economizar nos trechos da suíça.

Onde Ficar?

Você pode encontrar facilmente seu hotel pelo Booking ou alugar um quarto ou uma casa/ apartamento inteiros com excelente custo benefício pelo Airbnb lá você tem acesso ao perfil e a avaliações dos anfitriões feita por pessoas que já se hospedaram nas casas. Já utilizo os dois meios e são bastante confiáveis.




* Fonte: Museu de Imagens, @museudeimagens
www.museudeimagens.com.br/barry-sao-bernardo/
Para mais informações turísticas acesse:
www.bern.com
info@bern.com
+41 (0) 31328-1212/31328-1277

Nenhum comentário:

Postar um comentário