quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Um dia em Pirenópolis

Pirenópolis fica próxima ao Distrito Federal, cerca de 2:00 h de carro, isso torna a ida para lá bem comum para quem mora em Brasília. Mas vocês acreditam que eu ainda não conhecia? Nem eu sabia por quê.  O motivo que nos levou a Piri tem haver com a visita de uma amiga mochileira, Maíra, que veio da Bahia para visitar o pai em Brasília e rever nosso grupo. Pensa numa visita especial!
Pirenópolis é uma cidade charmosa, oferece uma variedade de cachoeiras com trilhas, gastronomia, hospedagem que vão de campings a hotéis do Roteiros de Charme, enfim, fui e já quero voltar.

O que fazer em um dia em Pirenópolis?

Primeiro é preciso ter foco, num lugar com mais de 70 cachoeiras é bom ter consciência que não vai dar pra conhecer tudo. Mas existem opções excelentes para ter um ótimo dia por lá.
As mais recomendadas nas minhas buscas foram:

- Cachoeira do Rosário- 35 km , entrada de R$ 45,00 a R$90,00 (com buffet), crianças até 5 anos não pagam e de 06 a 12 anos pagam meia entrada.
- Cachoeira do Abade - 17 km, entrada R$ 40,00, crianças de 6 a 12 anos pagam meia e idosos entre 60 -69 ( não entendi o limite da idade mas está no site)
- Cachoeira Meia Lua - 6 km, entrada R$25,00
- Cachoeira dos Dragões - 42 km,  entrada R$40,00 (em agosto a vazão de água da cachoeira não estava boa)
- Cachoeira das Araras -19 km, entrada R$25,00
- Cachoeira Lázaro e Santa Maria - 14 km, entrada R$35,00
- Cachoeira dos Coqueiros e Garganta , 17 km, entrada R$25,00, crianças de 6 a 12 anos pagam meia.

Nossa escolha:  Cachoeira do Rosário

Escolhemos a Cachoeira do Rosário, que fica a 35 km do centrinho de Piri (como é carinhosamente chamada). Chegamos, tiramos uma foto bem na entradinha de Pirenópolis e após pegar algumas informações no portal da entrada  seguimos para a cachoeira.

Achamos um pouco distante a Cachoeira do Rosário, mas valeu a pena ter percorrido toda distância, fomos recebidos pelo Rômulo, que nos apresentou o local, deu informações sobre como chegar as cachoeiras e como retornar e também nos orientou quanto as refeições. A Cachoeira do Rosário conta com uma estrutura bonita, cachoeiras, trilha, restaurante, banheiros e redário. O acesso as cachoeiras se dá por uma trilha bem definida que possui cordas em alguns trechos íngremes para facilitar o acesso. A Cachoeira do Rosário abre todos os dias de 9:00 às 17:00h.

Redário

Receptivo da Cachoeira do Rosário

A primeira parada foi na piscina natural, um poço com aproximadamente 5 metros de profundidade. Nos recomendaram ficar lá pela manhã já que o local possui a incidência do sol até as 13:00 h, e foi o que fizemos. A água é fria mas com o tempo vai ficando mais amena.

Piscina Natural

Em seguida seguimos para a Cachoeira do Rosário, o acesso a ela se dá por uma escadaria bem íngreme, é preciso muita atenção nesse trecho para evitar acidentes. Lá na recepção haviam bastões de madeira (apoio para trilhas) oferecidos para os visitantes que desejarem. Existe também uma corda à direita da escadaria que facilita a descida.  Chegando lá embaixo nos deparamos com uma cachoeira linda, realmente ela faz jus a sua fama. Ela possui a queda livre mais alta da região e já recebeu por vários anos o certificado de excelência do Tripadvisor. Como a  cachoeira possui um limite diário de 70 pessoas chegamos lá e encontramos a cachoeira praticamente vazia (fomos no último dia 08, numa sexta -feira).

Cachoeira do Rosário

Além de curtir a cachoeira é possível ir caminhando pro uma trilha e chegar num tipo de gruta que fica atras da cachoeira, não achei nada tão sensacional mas vale conhecer para ter sua opinião. Também é possível ir , apoiado pelas cordas até a queda d'agua e receber uma massagem da cachoeira ou admirar de perto a beleza da cachoeira. O apoio da cachoeira do Rosário nos recomendou  veementemente que o acesso a parte da queda d'agua deve se dar com o apoio das cordas para evitar acidentes ( ele até mencionou que pessoas já caíram dali).

Trilha por trás da cachu

Queda d'água da Cachoeira do Rosário

Na saída da Cachoeira do Rosário ainda passamos pela Cachoeira Encantada, uma pequena cachoeira que fica no caminho da trilha de retorno para a recepção.

Maíra na Cachoeira Encantada

Na volta da cachoeira existe um caminho diferente da chegada numa trilha mais extensa, minha dica nessa parte é usar calçados confortáveis, tênis ou bota para trilhas. Usei minha sapatilha neoprene e não achei tão confortável. Já para as cachoeiras a sapatilha neoprene é a melhor opção para não machucar os pés com as pedras.

Alimentação

Durante a semana o restaurante da Cachoeira do Rosário oferece Buffet num pacote Day Use, entrada nas cachoeiras, almoço e petiscos por R$90,00. Como fomos na sexta não havia essa opção, porém nos ofereceram outra alternativa: Panelinhas que poderiam ser de carne de sol , filé mignon ou linguiça. Reservamos um dia antes e ao descer para a cachoeira nos perguntaram apenas os sabores para que pudessem deixar o recheio adiantado. Ao chegar nossas panelinhas foram servidas rapidamente e achei muito saborosa. O custo das panelinhas é de R$69,00 e servem de duas a três pessoas. Para se alimentar com mais economia é possível  levar seu lanche e deixar para jantar na cidade a noite.