quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Uma volta pelo Sul do Brasil - Passeio de Maria Fumaça

               Um dos passeios mais aguardados em Gramado foi o de Maria Fumaça, fechamos em Brasília mesmo, encontramos cupom no Peixe Urbano* que deixou nosso passeio mais em conta.  O passeio varia de 162 a 209 sem almoço e de 250,00 a 375,00 com vinícola e almoço. A vantagem de comprar antecipado além do desconto foi organizar o orçamento e ainda ter a opção de parcelar.

O passeio começa bem cedo, por volta das 6:20 da manhã a Van do Gramado Receptivo nos buscou e seguiu buscando mais clientes. Seguimos viagem e cerca de 3 h depois chegamos na nossa primeira parada, a Cantina Tonet, uma vinícola tradicional da cidade onde conhecemos mais da história do proprietário, produção dos vinhos e por fim degustação e tempo para compras. 





Seguimos para a loja da Tramontina, uma loja belíssima e com uma variedade muito grande de produtos lá vimos um painel lindo de panelas e um robô que interagia com o público.  Com relação aos preços não vimos muita diferença da loja de Gramado, já em relação a nossa cidade os valores eram melhores.  Ainda seguimos numa loja logo à frente da Tramontina, a Queijaria Fetina de Formaio, o legal de lá é que é possível degustar alguns produtos antes da compra.


 De lá fomos para a Epopéia Italiana onde vimos um teatro interativo com cenários móveis contando a história dos imigrantes que vinheram para o Brasil buscar uma vida melhor.  Aqui não são permitidos fotos e filmagens.

Já estávamos ansiosos pelo almoço mas houve mais uma parada na Malharia Dom, conhecemos um pouco da história da malharia e da sua produção, em seguida um tempo para compras, não achei produtos que fossem baratos. Aqui também não fizemos compras.

Enfim chegou nosso almoço, o restaurante oferecia um cardápio de massas, galetos e sobremesas inclusas. As bebidas foram pagas a parte. Gostamos do restaurante mas devido ao grande movimento de turistas o atendimento demorou um pouco no início e vimos várias pessoas chateadas (inclusive o Robson). Esqueci de registrar o almoço porque já estávamos com muita fome.

Enfim no Maria Fumaça...
Depois de tantas voltas chegamos no passeio que mais queríamos, a Maria Fumaça! lá nosso grupo da Van interagiu mais, conhecemos pessoas de várias regiões do país e assistimos shows muito interessantes, em alguns cantávamos, em outros dançamos, a diversão é garantida nesse passeio. Em seguida paramos em Garibaldi, recebemos antes da parada tacinhas para degustação e lá provamos o espumante Garibaldi que era servido a vontade, pena que a parada aqui foi breve! Seguimos com mais apresentações e rapidamente chegamos na nossa estação final. Dá uma dó ver o passeio acabar, é um passeio lindo e intensamente aproveitado, vale a pena o cansaço de 'viajar"  e acordar cedo.




* Cupom Peixe Urbano: Foi necessário agendamento prévio, realizamos o nosso via e-mail

>>>><<<<<<



sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Uma volta pelo Sul do Brasil - Parque Olivas de Gramado


Parque Olivas de Gramado é uma atração relativamente nova em Gramado,  descobri pelo instagram nas pesquisas e o que me chamou atenção foi a degustação sensorial do azeite  e a beleza do local, que fica em meio aos Cânions.



Outro destaque é a gastronomia, eles oferecem o Menu Raiz que é uma experiência gastronômica nas origens da cidade, com a culinária típica dos imigrantes. Também possui  fazendinha e tour pela propriedade.
Os ingressos custam R$60,00 por pessoa, crianças até 11 anos não pagam, já entre 12 e 16 anos e idosos pagam meia entrada.
No restaurante há um cardápio com opções de bebidas, comidas típicas que variam de preço, o Menu Raiz pro exemplo que foi nossa opção custou 70,00 por pessoa (como utilizamos o Prime Gourmet pagamos apenas uma entrada e um menu). Ficamos no parque entre 11 h as 16h da tarde e foi um passeio muito diferente dos passeios padrão de  Gramado/ RS.

Menu Raízes
Uma comida denominada como afetiva, que remete a comida dos imigrantes que chegaram ao sul do país para construírem suas famílias e contribuir com o desenvolvimento da região.  Inclui sopa de capeletti, polenta mole cortada com barbante,tagliatelli ao molho de galinha caipira e a costelinha de porco assada na malzbier (cerveja escura colonial), polentinha frita, galinha caipira na panela de ferro, salada especial orgânica, radicci com bacon e a carne de panela. O Menu Raízes é servido diariamente das 12 às 15h. Após esse horário é possível adquirir a Cesta de Piquenique. O cardápio de bebidas é bem variado e uma boa opção é pedir algo e beber na varanda apreciando o parque.





Degustação sensorial
No mezanino com uma vista privilegiada do Parque tivemos a oportunidade de degustar vários tipos de azeite aprendendo a selecionar boas opções, a procurar degustações em nossas cidades nos empórios onde podemos provar antes de comprar. Para  nós que curtimos culinária e azeite foi algo bem interessante.

Fazendinha
Uma miniatura de fazenda com animais de verdade, é lindo para crianças e adultos. Lá encontramos uma casinha que lembra muito a casa do Hobbit, um achado do parque.




Tour pelo Parque 
O tour creio que foi uma das atrações mais fracas, não há tanta coisa diferente para ver, mas foi interessante ouvir a história da propriedade, o condutor possuía muito conhecimento e era bem divertido.


Por fim creio que é um passeio que vale seu tempo! 
Com o Prime Gourmet conseguimos economizar aqui também, mas encontrei pela internet cupons em sites de compra coletiva como o Peixe Urbano.
>>>>><<<<<<<<<<

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Uma volta pelo Sul do Brasil - Canela

Quando colocamos Gramado e Canela no roteiro sabíamos que era perto mas não imaginávamos que era tanto, fizemos check out no Hotel de Canela e colocamos o localizador para Gramado, se não me engano eram apenas 10 minutos!! E a gente se preparando para pegar a estrada...kkk   Mas essa proximidade entre as cidades é bem positiva, permite estar em uma delas e aproveitar as atrações da outra. Um dos dias passeamos pelo Parque Olivas de Gramado e seguimos para a Cervejaria Farol, que possui uma visita com degustação, além disso ainda aproveitamos para ver a Catedral iluminada a noite.
Na Catedral de Pedra

Quanto tempo ficar?
Novamente digo que depende muito do seu perfil e do que quer conhecer por lá. Nosso roteiro em Canela foi bem sucinto, tínhamos apenas duas noites lá, mas para conhecer Canela achamos suficiente.



Onde se hospedar?
Aqui destacamos uma das experiências em que mais tivemos contato com a cultura gaúcha, nosso anfitrião na Hospedaria Gaúcha nos ofereceu chimarrão e pela manhã após nosso café teve toda paciência de preparar e nos dar dicas sobre o preparo e consumo correto, sinceramente isso nos marcou de forma muito positiva. A hospedaria não fica no turbilhão do centro mas é muito fácil acessá-la caminhando ou de carro. Não tivemos muita sorte com Uber em Canela, as chamadas que fazíamos eram sempre canceladas.
Os quartos eram confortáveis e com calefação e o café da manhã simples e gostoso. O Reinaldo que nos recebeu lá além do chimarrão nos deu muitas dicas de eventos culturais da cidade.


Chimarrão na Hospedaria Gaúcha


E o Roteiro

1º Dia:  Chegamos no começo da tarde e com muita fome, utilizamos o Prime Gourmet* no Parppadelle, um restaurante italiano com massas frescas que nos encantou, além do serviço ser muito bom as massas eram impecáveis. De lá fomos conhecer a cidade caminhando e em poucos minutos percorremos a Avenida Osvaldo Aranha, fomos a loja de chocolates Florybal (onde compramos umas trufas que não curtimos tanto) e caminhamos até a Catedral de Pedra (no cruzamento da Av. Felisberto Soares com a Av. Borges de Medeiros). 


Parppadelle

Parppadelle

2º Dia: O clima amanheceu chuvoso e frio, tiramos o dia para conhecer algumas atrações dos arredores de Canela, seguimos para a Vinícola Jolimont (utilizamos Prime Gourmet*) e fizemos a degustação de vinhos que é muito boa, apesar de não conhecer muito de vinhos degustamos sabores excelentes de vinho, suco e espumante (até agora nosso preferido). A loja só permite a compra para clientes cadastrados, aliás essa é uma pratica bem comum na Serra Gaúcha, um tipo de "exclusividade" que atrai muita gente. Fizemos o cadastro e compramos vinhos para nós e de lembrança também.  Ainda com o dia chuvoso seguimos para apenas conhecer o Alpen Park*, um parque de diversões de lá, não brincamos  e algumas atrações estavam até fechadas por conta do clima, mas nossa descoberta lá foi a Hamburgueria Bamba com o Prime Gourmet*, que  além de uma decoração temática possuía hambúrgueres artesanais maravilhosos, havia lojinha de souvenirs também mas não compramos nada por lá. De lá fomos para o Museu do Automóvel de Canela, com o Prime Gourmet * também só pagamos uma entrada. O Museu foi uma iniciativa dos irmãos Azambuja, colecionadores de Passo Fundo / RS, apaixonados pela indústria automobilística, foi o passeio preferido do Robson. Para fechar o dia conhecemos a 
Casa da Velha Bruxa, mas nossa mistura de chocolate quente e chocolate quente Caramelisé  com waffles doces não foi muito positiva, não aguentamos de tão doce. Na casa da Velha Bruxa também aceitava o Prime Gourmet*, mas não no dia que fomos lá.


Vinícola Jolimont


Vinícola Jolimont

Vinícola Jolimont

Museu do Automóvel

Casa da Velha Bruxa

3ª Dia: Nossa saideira de Canela foi no Parque Estadual do Caracol, fizemos o passeio pelas trilhas e avistamos a Cascata do Caracol, é uma vista linda que vale a visita. Na volta uma pequena parada no Castelinho Caracol e fizemos nosso check out na Hospedaria Gaúcha e saímos rumo a  Gramado.


Parque Estadual Caracol


-> Prime Gourmet é um voucher ou aplicativo que oferece descontos nos estabelecimentos cadastrados: na compra de um produto recebemos outro  de igual ou menor valor ( isso vale para hospedagens, ingressos, refeições dentre outros).

                                                             >>>>>>>><<<<<<<<<<<


quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Uma volta pelo Sul do Brasil - O que fazer em Gramado?

                      Gramado foi um lugar muito desejado, aquele friozinho e clima romântico, muitas opções de passeio e uma riqueza gastronômica encontrada em poucos lugares.

Sobre o clima
                      O clima do sul nos deixou em dúvida sobre o que levar, as previsões de temperaturas oscilavam muito( de 4º a 27º), então nossa estratégia foi levar uns dois casacos mais quentes e usar segunda pele nos dias mais frios. Luvas ajudam muito assim como meias mais quentinhas. No passeio da Snowland além de tudo isso é importante levar algo para proteger o pescoço (pashmina ou echarpes)  e touca.

Quantos dias ficar?
                   Depende muito do seu perfil de viajante, se curte fazer várias programações por dia ou se prefere uma viagem mais leve. Optamos por ficar 5 noites em Gramado para conhecê-la sem pressa.

Onde se hospedar?
                   Nos hospedamos no Hotel Azaléia, dessa vez realizamos a reserva direto no site do hotel, onde tivemos a opção de parcelamento e fomos pagando até a viagem (uma dica para distribuir as despesas da viagem).  O hotel não fica exatamente no centro de Gramado, se localiza em uma das saídas da cidade, mas é bem próximo do Lago Negro e de uma proximidade razoável da Casa do Colono e da Rua Torta. É muito fácil chegar no centro de Uber (pagamos em média R$ 4,00 ) e compensou bastante tendo em vista que estacionamentos em Gramado não são baratos e na alta temporada(e finais de semana) é cansativo transitar pela cidade de carro. O hotel possui bom atendimento, quartos limpos e com aquecimento, um café da manhã farto com uma varanda super agradável. O único ponto negativo que notei foi com relação as amenidades que eram de uma qualidade mais baixa e a substituição contada ( se havia um shampoo aberto não colocavam outro por exemplo). Mas porque essa chateação sobre as amenidades? lembram do projeto Mini Gentilezas? Essas amenidades podem ajudar pessoas em situação de rua, sempre aproveitamos para guardar as dos hotéis e usamos nossos produtos.

Varanda do Hotel Azaleia


E o Roteiro?                

1º Dia: chegamos no horário de almoço, deixamos as coisas no hotel e fomos ao restaurante Dublin, de lá seguimos caminhando pela cidade, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros conhecemos o Largo da Borges, Rua Coberta, Lago Joaquina Rita Bier, passamos perto da Rua Torta e conhecemos a Casa do Colono. Mais tarde conhecemos os outlets de Gramado (lojas de Calçados que ficam entre Gramado e Canela), loja de chocolates Caracol, loja da Tramontina e degustação na Cervejaria Rasen*.


Prato executivo do restaurante Dublin 

Degustação na Cervejaria Rasen

Outlets de calçados

2°Dia:  Passeio Maria Fumaça-  Saímos 6:20 do hotel ( A Van da Gramado Receptivo nos buscou lá)**, seguimos para a Vinícola Cantina Tonet (que fica em Caxias do Sul) com explanações e degustação, logo após para Bento Gonçalves na loja da Tramontina e loja de queijos e para  o Parque Cultural Epopeia Italiana, depois a Malharia DOM, restaurante e por fim nosso mais aguardado passeio, a Maria Fumaça, com degustação de vinhos que nos levou até Carlos Barbosa onde nosso motorista nos aguardava, o retorno para o hotel foi no final da tarde. A noite jantamos no Bistrôt Pastasciutta com amigos que fizemos nesse passeio.


Bistrô com esse casal top no Pastasciutta

3º Dia: Snowland: Patinação, Montanha de Neve, apresentações de patinadores profissionais e almoço no Bamba Burguers*. Noite: Fondue no St. Haubert's Restaurante.


Snowland

Snowland com nossas gêmeas 

Rodízio de Fondue

St. Haubert's Restaurante 

4º Dia: Parque Olivas de Gramado*- passeio pela propriedade, degustação sensorial de azeite, almoço menu raízes e fazendinha. Final da tarde:voltamos a loja da Tramontina, lojas de sapatos em Gramado. A noite degustação na cervejaria Farol* e Catedral de Canela  e Royal Trudel. 



5º Dia: Caminhada pela cidade, Rua Torta, Lago Negro, Hard Rock Café* , Casa do Colono e Le Jardin (parque de lavandas).


Pedalinho no Lago Negro

Vista do Le Jardin

Hard Rock Café

Hambúrguer sazonal do Hard Rock Café

6º Dia: Despedida de Gramado: Rua Borges de Medeiros e Tô de Férias.
Tô de Férias

Tô de Férias

Igreja Matriz São Pedro de Gramado

* Lugares em Gramado que usamos o Prime Gourmet: um programa em que na compra de um item ganhamos outro de igual ou menor valor (ex. Fondue,  Café colonial, Rodízios, entradas de atrações e até diárias em hotéis, mas no caso das diárias as regras são diferentes)

** Adquirimos o passeio de Maria Fumaça pelo site Peixe Urbano, da empresa Gramado Receptivo.

         Nos próximos posts falaremos de algumas dessas atrações com mais detalhes.


>>>><<<<<<