quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Flashback - Morretes / PR




Continuamos no Sul do país, mas dessa vez numa pequena viagem que fizemos: contratamos uma excursão que nos buscou em casa - lá na casa dos pais do Samuel...rs - e nos levou para a Estação de trem da cidade, de lá seguimos em cerca de 4 horas de viagem para Morretes, que é um município brasileiro na região litorânea do Estado do Paraná. Região famosa por seus restaurantes e por um prato típico chamado Barreado. 

De trem percorremos a centenária Estrada de ferro Paranaguá-Curitiba. São cerca de 110 km com 420 obras de arte incluindo 13 túneis, 30 pontes e vários viadutos. O atrativo maior da região na minha opinião foi o encontro com a natureza, as serras, a neblina , foi uma experiência única e eu que sou curiosa fiquei ligada em pelo menos 80% do percurso, como era muito cedo foi inevitável uns breves cochilos..rs







O City tour incluía um passeio por Morretes e por Antonina, lá passeamos por lugares lindos que preservaram a sua história.








Provamos o tal do Barreado que é um prato típico do litoral paranaense, ele consiste em um ou mais tipos de carnes bovina de segunda/magra, como paleta, maminha ou patinho, temperados com alho, cebola, pimenta do reino, cominho, louro e cozida até desmanchar. Ao preparo é adicionado farinha de mandioca até que o prato fique na consistência adequada, o prato e servido com arroz e banana da terra fatiada. O segredo da preparação está no tempo de cozimento que as vezes leva cerca de 20 horas em panela de barro e para muitos em fogão a lenha. A curiosidade para a gente é que o prato autêntico é cozido em uma panela de barro bem vedada, colocada debaixo da terra para cozinharem sob o calor da lenha ou do carvão. Segundo os nativos o prato combina muito bem com a cachaça e para isso muitos restaurantes servem degustação de vários tipos de cachaça.

Restaurante Lamenha Lins onde provamos o Barreado em Morretes 

Achei um folder do restaurante!rs

Foto: wikipédia

Passeando pela cidade achamos Paleteria - uma loja de picolés mexicanos artesanais maravilhosos! Nos acabamos nos picolés, um mais saboroso que o outro!  Os picolés artesanais feitos com frutas naturais, muitas vezes com pedacinhos da fruta, ficamos encantados! Além dos sabores de frutas que já conhecemos eles tem um cardápio de sorvetes cremosos com receita tradicional mexicana, são eles: banana, cereja, côco, chocolate com gotas, damasco, morando cremoso,pistache, alguns sabores premium como amarula e tequila e outros com recheio como baunilha com brigadeiro, morando com leite condensado e doce de leite com doce de leite. Sem dúvidas indicamos a Paleteria! A Paleteria possui várias lojas em Curitiba e pelo que vimos o curitibano toma sorvetes e picolés faça chuva ou faça sol, então eles são um sucesso!




Foto: Divulgação Paleteria

A volta de Morretes para mim foi um pouco traumática, passei muito frio com uma pessoa sem noção no banco da frente(com a janela aberta), tive que improvisar um turbante com uma camisa que havia levado a mais...kkkk
Nosso pacote era de ida de trem e volta de van pela Estrada Graciosa (ela realmente é graciosa). Ela é uma rodovia famosa no Paraná, é uma antiga estrada dos tropeiros - Condutores de tropas ou comitiva de muares ou cavalos entre as regiões de produção e o centro dos consumidores a partir do século XVII. Tiramos poucas fotos porque  fazia muito frio.





>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário